O que é a Física?

Aprenda abaixo o que é a física, as suas divisões ou ramos e quais os tipos de fenômenos que ela estuda ou o que ela se diferencia da Química, que também é uma ciência da natureza!



O que é Física
Divisões da Física
Fenômenos Físicos e Fenômenos Químicos

O que é Física:

Física é um termo que tem origem no Grego “physis” que significa “natureza”. Portanto, a Física é a ciência que estuda os fenômenos da Natureza e as leis que a regem, observando-se o comportamento energético da matéria.

Tem como objetivos, desvendar os mistérios da natureza para que possamos entender cada vez mais sobre a nossa relação com o mundo e o universo, apresentando leis, teorias, postulados, e modelos, sejam matemáticos ou geométricos que a partir das novas descobertas estão sempre em constante mudanças.

Com as novas descobertas, vem ao mesmo tempo a criação de novas tecnologias que visam o nosso bem estar e a melhora da nossa qualidade de vida.

Divisões da Física:

Física Clássica: Teorias e conhecimentos que foram desenvolvidos até o final do século XIX, onde podemos destacar a mecânica clássica, ondulatória, ótica geométrica, termodinâmica e eletromagnetismo (estudadas no ensino médio).

Física Moderna: Teorias e conhecimentos que foram desenvolvidos a partir do início do século XX, onde podemos destacar a radioatividade, mecânica quântica, relatividade e física de partículas.

Fenômenos Físicos e Fenômenos Químicos:

Tanto a Física quanto a Química são ciencias naturais, mas que se diferenciam nos fenômenos estudados. Um fenômeno é toda e qualquer transformação que ocorre com a matéria e energia que pode ser divido em:

Fenômenos Químicos: São fenômenos que alteram a natureza da matéria, isto é, ocorrem mudanças em suas propriedades, por exemplo, quando um papel é queimado, ele se transforma em cinzas.
- exemplos de fenômenos químicos: Combustão, destilação, fotossíntese, corrosão, respiração dos seres vivos, etc.

Fenômenos Físicos: São fenômenos que não alteram a natureza da matéria, isto é, não provocam mudanças em suas propriedades, por exemplo, quando um papel é rasgado, ele continua sendo papel.
- exemplos de fenômenos físicos: eletrização, gravidade, dilatação dos corpos, movimentos, mudanças de estado, etc.

Postagens mais visitadas